Data da Palestra: 18/09/2007
Palestrante: Prof. Dr. Nelio Marco Vincenzo Bizzo
Instituição: Faculdade de Educação - USP

A palestra tem inicio com dados pessoais de Charles Darwin e sua motivação inicial para participar da viagem no navio de pesquisas Beagle, da marinha britânica.

A exposição explora detalhes pouco conhecidos de um de triangulo amoroso que quase impediu Charles Darwin de participar da viagem que definiria todo seu futuro científico.

Desde a decisão de tomar parte da viagem até o dia em que efetivamente o navio zarpou, houve diversos momentos de hesitação. Uma vez embarcado, a visão de Darwin sabre a evolução das espécies dependia de uma descoberta Crucial, que ira permitir conceber a teoria evolutiva e que efetivamente ocorreu em saio argentino. De volta da viagem, Darwin desenvolveu uma teoria revolucionaria que ira marcar profundamente a ciência atual.