Data da Palestra: 17/11/2009
Palestrante: Prof. Dr. Moyses Nussenzveig
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Uma pinça ótica é um instrumento inventado pelo físico Arthur Ashkin, que teve e continua tendo um impacto muito grande na biologia. Empregando um microscópio e um feixe fortemente focalizado de luz laser, ela funciona como uma pinça de luz, que permite interagir com uma célula viva sem danificá-la, exercendo forças e medindo deslocamentos em processos biológicos, até mesmo ao nível de moléculas únicas.

Ela permitiu visualizar em detalhes o processo da contração muscular, o transporte de organelas dentro das células, a transcrição do DNA, e inúmeros outros processos fundamentais.

Será explicado como funciona uma pinça ótica e serão descritas pesquisas em andamento no Laboratório de Pinças Ópticas da UFRJ.