Data da Palestra: 15/05/2007
Palestrante: Prof. Dr. Jailson Souza de Alcaniz
Instituição: Observatório Nacional, Rio de Janeiro - RJ

Quão surpreso você ficaria se ao arremessar um simples objeto para o alto este não retornasse à Terra? Resultados recentes no campo da Cosmologia, envolvendo explosões de supernovas, o fundo de radiação cósmica e a distribuição de galáxias no universo vêm revelando consistentemente que o Universo está expandindo aceleradamente,o que significa que em escalas cosmológicas a gravidade age repulsivamente, em direta contradição com a nossa experiência cotidiana.

Matéria e energia escuras são os principais constituintes deste universo exótico, sendo esta última responsável pela aceleração cósmica.

A origem ou natureza desses componentes, considerada o maior mistério da Física e Astronomia contemporâneas, poderá revelar detalhes sobre a evolução e a destino do nosso Universo.

Além disso,o entendimento completo do fenômeno da aceleração cósmica terá profundas Implicações na física fundamental e poderá significar uma quebra da teoria da relatividade de Einstein.

, , ,