Data da Palestra: 27/04/2009
Palestrante: Osvaldo Stella Martins
Instituição: Doutor em Ecologia e Recursos Naturais

Os impactos negativos das atividades humanas no ambiente superaram as fronteiras locais e hoje afetam o planeta globalmente.O aquecimento global e as conseqüentes mudanças climáticas são o exemplo mais claro desta dinâmica. A queima de combustíveis fósseis é o maior vetor do aquecimento global. O Brasil possui o maior programa do mundo em biocombustíveis e também o maior parque de geração de energia renovável. No entanto, figura entre os 4 maiores emissores de   gases de   efeito estufa. Isto decorre da queima das florestas, principalmente na Amazônia.

Existe hoje um cenário que permite ao Brasil se desenvolver aproveitando o pagamento pelos serviços ambientais e manutenção da floresta em pé. Este é um grande desafio que representa uma oportunidade única de mudança no rumo do desenvolvimento do país.

Download da apresentação