Data da Palestra: 22/06/2010
Palestrante: Prof. Dr. Mario Novello
Instituição: Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF/Núcleo de Comunicação Social - NCS

Depois de um pequeno resumo da evolução da Cosmologia nas últimas décadas vamos nos deter na questão fundamental da origem do universo. Isto é, analisaremos as respostas dos cientistas à questão: o universo teve um começo em um tempo finito em nosso passado ou ele é eterno?
No cenário big bang, o universo teve um começo ?explosivo? há uns poucos bilhões de anos. Neste modelo as causas dessa explosão estariam fora da descrição da ciência: esta origem não teria uma explicação racional.
No caso do Universo Eterno ele teria passado por uma fase colapsante anterior — onde o volume total do espaço diminuiu com o tempo — atingiu um volume mínimo e desde então iniciado a atual fase de expansão. Neste caso, o big bang nada mais seria do que um momento de transição da fase colapsante à atual fase de expansão.

Prof. Dr. Mario Novello

“Do Big Bang ao Universo Eterno” foi o título da palestra realizada no dia 22 de junho, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, ministrada pelo Prof. Dr. Mário Novello, do Instituto de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica (ICRA/CBPF/MCT), em mais uma edição do programa “Ciência às 19 Horas”.

Em sua fala, o Prof. Mário Novello mostrou uma grande preocupação com a forma como iria falar para um auditório que apresentava uma percentagem elevada de público não acadêmico: “A Cosmologia é um tema complicado, abrangente e polêmico em determinados parâmetros”, argumentou o cientista, manifestando, em simultâneo, seu contentamento por regressar à USP de São Carlos vinte anos após sua última visita.

A palestra começou como todos esperavam, ou seja, com algumas perguntas: o universo começou – ou não – com uma “explosão” há alguns bilhões de anos atrás? Assim, teve o universo um começo em um tempo “finito” no passado, ou ele é eterno? O Big Bang foi o começo de tudo? “Não!” foi a resposta categórica do pesquisador, referindo que o universo foi extremamente condensado no passado e que ele tem aumentado aceleradamente. Para dar um exemplo prático, o Prof. Novello comparou o universo a uma bola de soprar, em cuja superfície são pintados pequenos pontos. Ao soprar a bola, verifica-se que os pontos se afastam cada vez mais entre si. “É exatamente isso que está acontecendo com o universo”, explicou o cientistam “as galáxias estão se afastando umas das outras e isso está comprovado cientificamente através de inúmeras observações”.

Segundo o palestrante, a cosmologia é constituída por espaço, tempo, matéria e energia, sendo que a partir de 1960 surgiram várias idéias e teses que deram forma ao famoso “Big Bang”, ou seja, a possível existência de um cenário matemático de singularidade, uma singularidade primordial – a tal explosão -, a idéia do “Big Bang”.

Então, houve uma explosão no meio do universo? “Claro que não! … primeiro porque o universo não tem um centro, bem como nenhum corpo do universo indica o ‘meio’; isso não existe. As condições pelas quais o universo está em expansão acelerada, contrariam a tal idéia do ‘Big Bang’, e a comunidade dos físicos aceitou essa idéia graças a um teorema, mas mais tarde descobriram que esse mesmo teorema não se aplica ao nosso universo. Não houve nenhum ‘Big Bang’, nem isso foi o início do mundo. Agora, se havia nesse período um universo condensado, aí eu concordo”, sublinhou o Prof. Novello.

Resumidamente, no caso do Universo Eterno, ele teria passado por uma fase colapsante anterior – onde o volume total do espaço diminuiu com o tempo – atingiu um volume mínimo e desde então iniciado a atual fase de expansão. Assim, o “Big Bang” não é mais do que um momento de transição da fase colapsante à atual fase de expansão.Embora o tema seja complexo, o certo é que o Prof. Mário Novello conseguiu fazer passar para a platéia muitas das suas idéias, concepções, dúvidas e cepticismos, ao abordar temas paralelos – buracos negros, viagens no tempo, relação espaço/tempo, a fraqueza do campo gravitacional da terra, etc.

Certo é que esta palestra foi curta para tanta coisa que ficou por falar e explicar… com a controvérsia pelo meio.

Rui Correia Sintra – Jornalista

,