Vem sendo um consenso, entre cientistas sociais, rotular a atual sociedade brasileira de anômica, dado o isolamento e as dificuldades para uma comunicação direta que se manifesta entre seus cidadãos. Tais atributos exteriorizam-se como disruptores do adequado funcionamento do convívio sócio-comunitário, emergindo sob forma desordenada de conflitos de várias ordens, os quais evoluem, muitas vezes, para confrontos e tensões violentas.
Argumenta-se que, em situações de anomia e alienação, a violência resulta de dificuldades advindas de fluxos desconexos de comunicação, impossibilitando a identificação, pelos grupos sócio-comunitários, da origem lógico-cognitiva, psicológica-afetiva ou ético-política das eventuais divergências.
Assim, passam as mesmas a alimentar conflitos face à heterogeneidade de repertórios pregressos dos indivíduos pela precariedade dos processos de socialização aos quais são submetidos, agravada, em via de mão-dupla, pelas suas inscrições em situações de anomia e alienação.
Resenha
O já tradicional programa Ciência às 19 Horas regressou ao nosso Instituto, com a primeira edição de 2015, que ocorreu no final da tarde do dia 17 de março, com a participação da Profa. Dra. Eda Terezinha de Oliveira Tassara, docente e pesquisadora do Instituto de Psicologia e do Instituto de Estudos Avançados, da Universidade de São Paulo, que abordou um tema que se insere perfeitamente na atualidade do maundo e de nosso país: Divergência, conflito e violência.
Com efeito, vem sendo um consenso, entre cientistas sociais, rotular a atual sociedade brasileira de anômica, dado o isolamento e as dificuldades para uma comunicação direta que se manifesta entre seus cidadãos; segundo o resumo da palestra, tais atributos exteriorizam-se como disruptores do adequado funcionamento do convívio sócio-comunitário, emergindo sob forma desordenada de conflitos de várias ordens, os quais evoluem, muitas vezes, para confrontos e tensões violentas. Argumenta-se que, em situações de anomia e alienação, a violência resulta de dificuldades advindas de fluxos desconexos de comunicação, impossibilitando a identificação, pelos grupos sócio-comunitários, da origem lógico-cognitiva, psicológica-afetiva ou ético-política das eventuais divergências. Assim, passam as mesmas a alimentar conflitos face à heterogeneidade de repertórios pregressos dos indivíduos pela precariedade dos processos de socialização aos quais são submetidos, agravada, em via de mão-dupla, pelas suas inscrições em situações de anomia e alienação.