Data da Palestra: 26/10/2010
Palestrante: Nathan Jacob Berkovits
Instituição: Instituto de Física Teórica (IFT/UNESP)

A motivação principal para estudar teoria de supercordas é a resolução de um conflito entre  relatividade geral e mecânica quântica. Além de resolver este conflito, a teoria de supercordas é uma candidata a unificar todas as forças e partículas da Naturza. Também tem aplicações em áreas diversas, como matemática, matéria condensada, e física de íons pesados. Nesta palestra, apresentarei uma introdução geral para este assunto.

Nathan Jacob Berkovits

Em mais uma edição do programa “Ciência às 19 horas”, decorreu no dia 26 de outubro, pelas 19 horas, no Auditório Professor Sérgio Mascarenhas (IFSC), a palestra intitulada “Teoria das Supercordas: a Física do Futuro?”, apresentada pelo Prof. Dr. Nathan Jacob Berkovits, do Instituto de Física Teórica da UNESP.

A teoria das supercordas, também chamada de “teoria de tudo”, é quase que uma “candidata” para a resolução de conflitos clássicos colocados entre a Relatividade Geral e a Mecânica Quântica, tendo como meta unificar todas as forças e partículas da Natureza.

Além disso, a teoria tem aplicações em áreas como matemática, matéria condensada e física de íons pesados.

Na palestra, o professor Berkovits – que é um dos principais pesquisadores do Brasil dedicados à teoria das supercordas – apresentou um panorama dessa área de pesquisa, tendo discutido, com entusiasmo, as possibilidades dessa teoria, bem como seus problemas fundamentais, com uma platéia interessada que lotou o Auditório do IFSC.

Mesmo antes de iniciar a sua palestra, o Prof. Nathan teve a amabilidade de conversar com a Assessoria de Comunicação do IFSC sobre este assunto.

Segundo o pesquisador, existe grande possibilidade da “Teoria das Supercordas” ser a Física do Futuro:

De fato, as Supercordas é uma teoria de Gravitação, que também inclui outras forças. Como modelo de Gravitação Quântica ela já funciona, mas como modelo comum para todas as forças ela não passa de uma mera possibilidade, que ainda não foi confirmada.

Segundo Nathan, será necessário fazer muito mais experiências com a finalidade de obter mais resultados teóricos, de modo a se confirmar – ou não – se realmente essa teoria inclui todas as forças da Natureza, ou somente a Gravitação.

Pessoalmente, alimento uma grande esperança de que essa teoria possa descrever as forças existentes na Natureza, mas isso não quer dizer que seja o fim de todas as teorias. Com certeza que irá surgir outra teoria melhor, que irá substituir a Teoria das Supercordas. Contudo, esta teoria é, basicamente, uma aproximação a algo que surgirá no futuro. Realmente, na Teoria das Supercordas ainda não enxergamos o que virá a seguir. Ainda não entendemos com profundidade esta teoria: alguns falam que quando chegarmos a esse entendimento iremos descobrir o caminho seguinte. Portanto, é prematuro afirmar se esta teoria vai descrever todas as forças, ou não. Existem várias coisas dentro desta teoria que ainda não conseguimos entender e que estão como que escondidas. O nosso desafio é entender e descobrir isso e ir mais além.

Rui Correia Sintra – Jornalista

,