Data da Palestra: 16/03/2010
Palestrante: Prof. Dr. Sérgio Mascarenhas
Instituição: Diretor do PIEPAL

Comemora-se os 25 anos de criação do MCT (Ministério de Ciência e Tecnologia) em Março de 2010.

Na ocasião aproveita-se para discutir a história , os caminhos e descaminhos do desenvolvimento socioeconômico do Brasil frente aos grandes desafios da globalização no séc. XXI. O papel do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação emerge como fundamental para todos os problemas avassaladores de nossa sociedade heterogênea, assimétrica e com altos índices de violência, corrupção e baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), Soluções para os grandes desafios do séc. XXI: fome, saúde, energia, água, mudanças climáticas, explosão demográfica, convergem lodos para fatores ligados ao sistema de ciência, tecnologia e inovação se conjugado virtuosamente ao desenvolvimento cultural e humanístico .Essa denominada Terceira Cultura (segundo C.P.Snow) é então discutida como fecho filosófico e histórico da palestra, num viés de esperanças e realidades.