Data da Palestra: 17/09/2013
Palestrante: João Lara Mesquita
Instituição: Projeto Mar Sem Fim

A palestra consiste da apresentação de algumas viagens realizadas, pelo Projeto Mar Sem Fim, pela costa brasileira, argentina, chilena e antártica, entremeadas com dados a respeito das descobertas que estas viagens proporcionaram.

O palestrante irá mostrar os ecossistemas da costa brasileira, sua ocupação desordenada, os aspectos positivos da legislação ambiental e como os brasileiros, infelizmente, deram as costas ao mar.

Finalizando, João Lara Mesquita falará e mostrará aspectos das viagens feitas para a Antártica, a importância daquele continente para o clima mundial, a cadeia da vida marinha em todos os oceanos e o trabalho que os cientistas brasileiros fazem no continente gelado.

João Lara Mesquita

Viagens realizadas pelo jornalista João Lara Mesquita, no âmbito do denominado Projeto Mar Sem Fim. A exploração das costas brasileira, argentina, chilena e antártica, entremeadas com dados a respeito das descobertas que estas viagens proporcionaram. A ocupação desordenada, os aspectos positivos da legislação ambiental e como os brasileiros, infelizmente, deram as costas ao mar: a importância da Antártica para o clima mundial, a cadeia da vida marinha em todos os oceanos e o trabalho que os cientistas brasileiros fazem no continente gelado. Estes foram alguns motivos que nos levaram a indagar o palestrante convidado do Programa Ciência às 19 Horas, referente ao mês de agosto (dia 17), que decorreu, como habitualmente, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas.

O objetivo da palestra de João Lara Mesquita foi trazer à tona a discussão sobre a questão do ecossistema marítimo. João Lara percebeu, como jornalista e ambientalista, que, de cada dez matérias que saem sobre o meio ambiente, sete ou oito são continentais. Para o jornalista, todo o mundo se esquece de falar do mar, que é a placenta que criou a humanidade e pelo qual o Brasil é fruto fruto da aventura portuguesa, uma aventura marítima fabulosa e fico triste de ver como ela é desconhecida no Brasil, como ela é pouco valorizada, refere Mesquita.

O brasileiro tem um litoral vastíssimo e, para o palestrante, o povo consegue enxergar a importância do mar em suas vidas: A maioria das pessoas associa o mar com lazer (praia, fim de semana, férias etc). E o objetivo, sinteticamente, é mostrar que nossos oceanos são muito mais do que isso, são importantíssimos para a vida no planeta Terra. É o ecossistema mais importante que existe e o objetivo do projeto é justamente levantar essa questão na mídia, focar e mostrar essa importância, conclui o jornalista.

, ,