Data da Palestra: 16/03/2009
Palestrante: Dr. Guilherme de Oliveira Estrella
Instituição: Dir. Exploração e Produção - Petrobrás

A pesquisa de petróleo na Margem Continental do Sudeste do Brasil está confirmando a presença de uma extensa camada de rocha permo-porosa com petróleo e gás natural, designada Pré-sal.

A descoberta do Pré-sal pela Petrobras é o coroamento do esforço da sociedade brasileira em construir uma empresa estatal destinada a assegurar o suprimento deste vital insumo energético para Pais.

Mais do que uma reserva estratégica de energia, o volume do petróleo e gás natural já anunciado no Pré-sal oferece escala para formular novo modelo de desenvolvimento tecnológico, cientifico e industrial no Brasil, de modo soberano e autóctone.

Tornar-se-á assim um passaporte para a melhoria na educação e da condição de vida de milhões de brasileiros, em face das oportunidades de emprego e os tributos que gerarão.

São apresentadas nessa palestra informações de caráter mais geral sobre o Pré-sal. sua gênese, a riqueza que contém e as idéias que vêm sendo discutidas no âmbito da Petrobras para extrair petróleo e gás com menores custos econômicos e ambientais.

,