Palestra sobre poluição atmosférica trouxe como foco a preservação do próprio homem

A última edição do “Ciências às 19 horas”, realizada em 21 de setembro, teve como convidado o professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Hilário Saldiva. A palestra, realizada no auditório do IFSC, “Sérgio Mascarenhas”, teve como tema “Poluição atmosférica: uma abordagem sobre o prisma da saúde”

Professor titular da USP desde 1983, Saldiva conta que seu interesse em realizar pesquisas relacionadas à saúde e meio-ambiente começou com problemas relacionados à sua própria saúde. “Sempre fui asmático e percebi que, quando a temperatura mudava, minha saúde piorava muito”, conta.

Além de ministrar aulas, o professor também é membro da Comissão Assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa para Busca de Novos Recursos para Projetos Especiais, presidente da Comissão de Pesquisa (CPesq) da Faculdade de Medicina, chefe do Departamento de Patologia, só para citar algumas de suas funções e realizações profissionais.

Na palestra, através de comparações entre qualidade de vida e poluição do meio-ambiente, Saldiva defendeu a criação da “Sociedade Protetora dos Homens”, onde, de acordo com ele, o homem, que sempre é visto como o destruidor da natureza, deve ser visto, sobretudo, também como vítima de todo processo pelo qual o planeta tem passado. “Todas as ações de proteção são direcionadas à natureza, somente. Fala-se da preservação da fauna e da flora, mas nunca na melhora de qualidade de vida do próprio homem, que também sofre, e muito, com ações praticadas, em geral. O homem saiu da fotografia desse cenário e isso deve ser revisto”.

Sempre trazendo informações relacionadas, principalmente, aos reflexos das novas tecnologias à vida humana, o professor discutiu conceitos como “maquiagem verde” e “racismo ambiental”, definidos por ele durante a palestra. “O homem deve ser o elemento que liga as políticas ambientais, para trazer uma solução capaz de resolver problemas relacionados ao meio-ambiente e também ao próprio homem”.

Para os que não puderam participar da última edição do “Ciência às 19 horas”, através deste site é possível baixar o vídeo da palestra e ter acesso ao seu conteúdo, na íntegra.

Tatiana G. Zanon