Data da Palestra: 19/09/2006
Palestrante: Prof. Dr. Amir O. Caldeira
Instituição: Instituto de Física Gleb Wataghin, UNICAMP

A Física Quântica, a Teoria da Informação, a Ciência da Computação e a Criptografia, que se desenvolveram bastante na primeira metade do século passado, influenciam a nossa vida cotidiana de uma maneira sem precedentes.

Dois exemplos imediatos são a computação e a telefonia. Apesar disso, os desenvolvimentos científicos responsáveis por estas tecnologias continuam inacessíveis à maioria da população.

Nesta palestra pretendemos abordar alguns conceitos que permeiam os fundamentos de uma nova área que surge da conjunção destas áreas da ciência: a Informação Quântica. Apresentaremos a ideia geral da teoria clássica da informação e dos elementos necessários para a sua geração, processamento e transmissão, os chamados bits. Abordando os conceitos da Física Quântica extrairemos a generalização do conceito dos bits; os inusitados qubits. Introduziremos então dois conceitos – genuinamente quânticos – de fundamental importância para estas novas áreas que são os emaranhados quânticos e o teleporte quântico.

,