Data da Palestra: 01/10/2013
Palestrante: Prof. Fernando Reinach
Instituição: Fundo Pitanga de Investimento

Esta palestra incidirá no papel do venture capital, com vistas ao desenvolvimento tecnológico.
O Prof. Fernando Reinach é Gestor do Fundo Pitanga de Investimento e com certeza defenderá várias teses para que o desenvolvimento tecnológico do Brasil atinja os patamares desejados para poder competir com o exterior.

Prof. Fernando Reinach

Qual é o papel do venture capital no desenvolvimento tecnológico? Bem, para responder a essa pergunta eu vou levar, no mínimo, cinquenta minutos. Foi desta forma descontraída e bem humorada que o Prof. Fernando Reinach iniciou sua breve conversa com a Assessoria de Comunicação do IFSC, um pouco antes de iniciar sua palestra, ocorrida no dia 1º de outubro em mais uma edição do programa Ciência às 19 Horas, um evento que esteve inserido na 3º SIFSC – Semana Integrada do Instituto de Física de São Carlos. Graduado em Biologia, pela USP (1978), Fernando Reinach fez seu Mestrado em Histologia e Embriologia (1980) também na USP, e o PhD em Biologia Molecular (1984) no Cornell University Medical College (USA), tendo sido um dos mais destacados docentes da USP. Atualmente, Reinach é Gestor do Fundo Pitanga de Investimento.

Na verdade, o venture capital é um dos instrumentos que visam transformar o conhecimento científico, aquele que é feito nas universidades e nos centros de pesquisa, em algo produtivo, por intermédio da ação de empresas criadas pelos próprios cientistas: ou seja, transformar o conhecimento em dinheiro, converter as ideias científicas em empresas. E, segundo Reinach, na maior parte dos países desenvolvidos, o financiamento para este tipo de ação vem dos fundos de venture capital. É claro que estamos falando do que acontece no exterior, já que no Brasil ainda existe algum preconceito dos cientistas darem esse passo, sendo raro encontrarmos essa realidade em nosso território: Existem pouquíssimas empresas de cientistas no nosso país, até porque ainda não existe essa cultura: os cientistas vêm esse caminho como uma espécie de prostituição. Mas, nas sociedades desenvolvidas a criação dessas empresas está indelevelmente ligada ao desenvolvimento econômico e social, que justifica grande parte do investimento em pesquisa, refere Reinach.