Jornal da região destaca lançamento do novo site do programa

O projeto Ciência às 19 horas, há seis anos, vem oferecendo à comunidade a oportunidade de se aprofundar no conhecimento científico e esclarecer dúvidas, sendo considerado uma tradição para o Instituto de Física de São Carlos. As palestras ocorrem uma vez ao mês, geralmente em uma terça-feira, sempre às 19 horas e no Auditório Professor Sérgio Mascarenhas do IFSC.

O Jornal Primeira Página, que circula em São Carlos e região, publicou em edição de 26 de setembro um artigo referente ao sucesso do programa, assinado por Analice Garcia.

Cerca de 70 temas já foram abordados para um público em média de cem pessoas, entre universitários e a comunidade em geral. De acordo com Luiz Agostinho Ferreira, coordenador do programa e professor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), a quantidade de pessoas na primeira palestra foi maior do que a esperada. A qualidade profissional do palestrante é fundamental para a definição de cada palestra, tendo sido abordados temas referentes à saúde, física, antropologia, educação, meio ambiente, entre outros, sempre com uma linguagem acessível.

“Essa atividade é muito gratificante, o interessante é que nós aprendemos com o público. O contato com o palestrante é enriquecedor.”

O sucesso do projeto está vinculado à especialidade dos palestrantes, ao interesse da comunidade e também às instituições que o viabilizam, como o Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (Cepof), Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP e o Centro de Biologia Molecular e Estrutural (CBME).

O “Ciência às 19 horas” tem sido desenvolvido com força total neste ano de 2010, realizando, esporadicamente, até mesmo duas palestras por mês. O Instituto de Física de São Carlos tem priorizado iniciativas de difusão científica, que oferecem a toda a comunidade o acesso ao conhecimento. Desta forma, o IFSC tem privilegiado a interação entre a Universidade e a comunidade, viabilizando projetos como o “Um Dia de Universitário”, a “Semóptica” e o próprio “Ciência às 19 horas”.

Agora, para tornar o conhecimento ainda mais acessível, o “Ciência às 19 horas” lançou o novo site do programa. Nele, estão disponibilizados vídeos de todas as palestras já proferidas, para download e visualização online, além da apresentação preparada pelo próprio palestrante e de resenhas escritas por jornalistas. Um aspecto interessante da nova página é que o internauta pode sugerir temas de palestras. Uma sessão de notícias, uma agenda e um cadastro para recebimento de newsletter mantém a comunidade informada sobre o planejamento e o decorrer das palestras.

Conheça o site e faça seu cadastro! http://www.ifsc.usp.br/ciencia19h

Nicolle Casanova