Data da Palestra: 16/11/2004
Palestrante: Prof. Luiz Agostinho Ferreira
Instituição: Docente do instituto de Fisíca de São Carlos da Universidade de São Paulo

Estamos cercados de aparatos eletrônicos, técnicas cirúrgicas e outras tantas maravilhas que são frutos dos avanços tecnológicos decorrentes da física quântica,teoria desenvolvida no início do seculo 20 e que se transformou em um dos pilares da física moderna.

Tão importantes quanto essas aplicações são as profundas transformações que a Física Quântica trouxe para nossas concepções sobre o universo. Suas leis permitiram desvendar mistérios sobre a estrutura da matéria e certamente nos ajudarão a entender as origens do cosmo e da vida. Alguns fenômenos do mundo quântico são inimagináveis em nosso cotidiano.

Porém, paradoxalmente, nosso dia-a-dia seria impensável se não fosse esse comportamento bizarro dos átomos, das moléculas e das partículas de luz.