Data da Palestra: 22/04/2008
Palestrante: Prof. Dr. Ricardo Sobhie Diaz
Instituição: Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Medicina

O HIV é o patógeno emergente mais relevante do último século. Este vírus tem com sucesso se expandido de forma insidiosa por todo o mundo levando, na ausência do tratamento, a um curso inexorável para a morte na quase totalidade dos casos que acomete. A principal causa do sucesso deste patógeno está na diversidade genética gerada pelo mesmo.

Esta diversidade genética favorece a evasão do HIV do sistema imune, propicia resistência aos medicamentos anti-retrovirais, dificulta o diagnóstico pelo uso de testes moleculares e torna-se um empecilho para o desenvolvimento de uma vacina preventiva.

Nesta apresentação serão demonstrados de detalhes sobre a origem do patógeno e os conhecimentos relacionados à replicação viral que propiciaram estratégias modernas de tratamento. Além disso, serão discutidos os mecanismos relacionados ao vírus e ao hospedeiro que interferem na progressão da doença e a dinâmica da distribuição deste vírus no globo terrestre.

, ,