Brasil líder em alimentos, bioenergia e conservação ambiental: consCiência é possível?

Data da Palestra: 22/09/2009
Palestrante: Dr. Silvio Crestana
Instituição: Pesquisador da Embrapa Instrumentação Agropecuária

A despeito de todo o progresso alcançado no século 20, esta primeira década do século 21 evidencia o agravamento de pelo menos três grandes problemas crônicos em escala global: fome e miséria degradação dos recursos naturais (água , solo, e biodiversidade) e ausência de governança. A capacidade biológica da Terra em suprir as necessidades humanas e absorver as emissões de carbono já é 30% de 1 bilhão o numero de famintos. Os fóruns internacionais são incapazes de gerenciar efetivamente tais desafios e conflitos. O Brasil tem sido apontado como grande celeiro do mundo para produzir alimentos, fibras e bioenergia ao mesmo tempo em que é signatário do Tratado de Conservação da Biodiversidade, detendo a maior biodiversidade tropical do planeta. Portanto, poderemos ser celeiro do mundo e campeão em conservação ambiental?

O que a Ciência e a Inovação têm ou poderá oferecer ao Brasil e ao Mundo?

,