Palestra

Água: Passado, presente e futuro: Problemas e soluções

Data da Palestra: 23/09/2014
Palestrante: Prof. Dr. José Galizia Tundisi
Instituição: Instituto Internacional de Ecologia, São Carlos-SP; Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, São Carlos-SP.
Palestra nr: 92

A água é essencial a vida. A água é também fundamental para a produção de alimentos, energia, navegação e recreação. Quantidade e qualidade de água serão discutidas nesta palestra, à luz de mudanças globais, atividades humanas, usos múltiplos. Gestão integrada de recursos hídricos e governança efetiva ao nível de bacias hidrográficas, é uma das soluções. Integrar ciência e tecnologia é fundamental na gestão de recursos hídricos.

Download da apresentação

 

 


Resenha

Prof. Dr. José Galizia Tundisi

Para quem não sabe, a quantidade de água no nosso planeta sempre foi a mesma, tendo um ciclo permanente a que chamamos hidrológico, no qual a água se encontra nas três fases: sólida, líquida e gasosa. Contudo, o grande problema que se coloca nesse tema é que a presença do homem, no planeta, se incompatibilizou com o precioso líquido, ao colocar demandas e pressões de todos os gêneros sobre as reservas aquíferas, especialmente nas águas interiores, doces, superficiais e subterrâneas, que correspondem, aproximadamente, a 2,5% de toda a água que existe no planeta que, como se sabe, é composto por grandes oceanos onde reside a maior parte da água.

O professor e especialista José Galizia Tundisi, do Instituto Internacional da Água, afirma que existem grandes problemas relativos à quantidade de água no planeta, devido à incidência das atividades humanas e aos usos competitivos da água diretamente ligados às águas doces e interiores, tanto superficiais, quanto subterrâneas, mas também há um problema muito sério de qualidade da água, que, normalmente, se traduz no conjunto de substâncias químicas e especificações que constituem todo o processo natural, pelos quais a composição química da água ocorre.

Na palestra ocorrida no dia 24 de setembro, no Auditório prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC0USP), no já conceituado programa Ciência às 19 horas, o Prof. Tundisi manifestou sua preocupação em face à deterioração progressiva da água, ocorrida principalmente a partir dos últimos cento e cinquenta anos, especialmente relacionada à existência de metais pesados, substâncias radioativas, tóxicas em geral e, com isso, a ameaça de que a disponibilidade de água fica cada vez menor, uma vez que esta qualidade deteriorada implica em custos mais elevados no tratamento, ou até na acessibilidade ao precioso líquido.

Água: Passado, presente e futuro: Problemas e soluções
play-sharp-fill

Água: Passado, presente e futuro: Problemas e soluções

Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
, ,