A trajetória do desenvolvimento da tecnologia da terapia fotodinâmica para o câncer de pele não melanoma – dos laboratórios de pesquisa à recomendação para incorporação no SUS

Data da Palestra: 22/08/2023
Palestrante: Profª Cristina Kurachi
Instituição: IFSC/USP

O grupo de óptica do IFSC/USP iniciou as pesquisas em terapia fotodinâmica em 1999. Desde então, os pesquisadores do grupo vêm adquirindo conhecimento e desenvolvendo equipamentos e protocolos para diversas aplicações da terapia fotodinâmica no tratamento do câncer e lesões infectadas. Nesta palestra apresentarei a trajetória do desenvolvimento, desde os experimentos de bancada e nos modelos animais, os ensaios clínicos para aperfeiçoamento e validação do método, até à recente recomendação da CONITEC para a incorporação no SUS da terapia fotodinâmica como método de tratamento do carcinoma basocelular. Discutiremos a importância da pesquisa básica e clínica, do desenvolvimento dos equipamentos e da parceria com os colaboradores clínicos e empresas, resultando nesse exemplo de sucesso de um desenvolvimento científico ultrapassar os muros da Universidade e chegar à sociedade brasileira.