Data da Palestra: 17/05/2011
Palestrante: Antônio Augusto Passos Videira
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Sociais - UERJ

Em 2010, comemorou-se o vigésimo quinto aniversário de fundação do Ministério de Ciência e Tecnologia, o MCT, um dos órgãos da administração federal que mais se destacou na última década. O objetivo desta palestra é duplo. O primeiro deles consiste em descrever a origem da física no Brasil, e o segundo discutir os principais eventos que estiveram presentes na elaboração do projeto desse ministério, enfatizando a participação de físicos como, por exemplo, José Leite Lopes (1918-2006) e Jayme Tiomno (1920-2011). A tese, que pretendemos defender, é que, mais do que construir um ministério, o propósito que os animava era propor e defender um projeto de nação.

,