Data da Palestra: 30/08/2022
Palestrante: Prof. Dr. João Fernando Gomes de Oliveira
Instituição: EESC/USP

A palestra traz dados sobre a saturação do atual modelo industrial linear, demonstrando que novos formatos mais sustentáveis de negócio deverão ser acelerados na próxima década. Tais modelos incluem soluções sustentáveis, sistemas produto-serviço (PSS) e economia circular. A área de mobilidade deverá estar na vanguarda desse movimento industrial, puxada pela eletrificação veicular e pelos sistemas de uso compartilhado de veículos. Toda essa nova onda industrial depende de intensa atividade de P&D com agilidade compatível coma velocidade na qual o mercado se transforma. Nesse sentido, foi criada a EMPRAPII, como mecanismos acelerador da pesquisa industrial no Brasil. A palestra apresenta dados sobre o rápido crescimento do sistema EMPRAPII e seus principais impactos.