Notícias

Todas as luzes se curvam no firmamento – 100 anos do eclipse que transformou Einstein numa celebridade

Data da Palestra: 14/03/2019
Palestrante: Prof. Alberto Saa
Instituição: Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica – UNICAMP
Palestra nr: 130

Este é o ano do centenário da famosa expedição organizada pelo britânico Arthur Eddington a Sobral, no Ceará, e a São Tomé e Príncipe, na costa africana, que confirmaria uma das mais extraordinárias previsões da Relatividade Geral de Albert Einstein, expressa quase que liricamente no título do artigo publicado no New York Times na ocasião: “Todas as luzes se curvam no firmamento”.

Nesta palestra serão apresentados e discutidos alguns pontos científicos e históricos do contexto no qual essa e outras expedições se inserem e que acabaram transformando Einstein, nascido exatamente há 140 anos atrás, numa das figuras mais populares do século XX.

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP