18 de março de 2019

A primeira palestra de março, relativa à edição de 2019 do programa “Ciência às 19 horas”, que ocorreu em nosso Instituto no dia 14, teve um destaque muito especial atendendo a que a mesma esteve inserida em um vasto programa que comemorou o 140º aniversário do nascimento de Alberto Einstein, evento ao qual foi dado o nome de “2nd Einstein Day”, repetindo, assim, o êxito de 2018.

“Todas as luzes se curvam no firmamento – 100 anos do eclipse que transformou Einstein numa celebridade” foi o título da palestra apresentada pelo Prof. Alberto Saa (Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica – UNICAMP), que sublinhou o fato deste ano se comemorar o centenário da famosa expedição organizada pelo britânico Arthur Eddington a Sobral, no Ceará, e a São Tomé e Príncipe, na costa africana, que confirmaria uma das mais extraordinárias previsões da Relatividade Geral de Albert Einstein, expressa quase que liricamente no título do artigo publicado no “New York Times” na ocasião: “Todas as luzes se curvam no firmamento”.

Saa apresentou e discutiu vários pontos científicos e históricos do contexto no qual essa e outras expedições se inserem e que acabaram transformando Einstein numa das figuras mais populares do século XX.

O dia 14 de março também teve um significado especial, já que se recordou o primeiro aniversário do falecimento do proeminente cientista Stephen Hawking.

Clique na imagem abaixo para conferir os comentários do Prof. Alberto Saa sobre sua palestra.

(Rui Sintra – jornalista)