Fique de bem com o seu cérebro: como usar a neurociência para ter uma vida melhor

Data da Palestra: 02/12/2008
Palestrante: Profa. Suzana Herculano-Houzel
Instituição: Laboratório de Neuroanatomia Comparada, Departamento de Anatomia da UFRJ

A palestra terá por objetivo apresentar ao público descobertas recentes da neurociência relevantes ao bem-estar e aplicáveis em seu cotidiano e desempenho profissional, como a interação positiva entre saúde física e saúde mental; o papel fundamental do prazer e da motivação para o desempenho e o bem-estar, a função da felicidade e da tristeza saudáveis em nossas vidas, e a importância do tratamento em caso de tristeza ou felicidade não-justificáveis.

As diferenças entre o estresse agudo, o estresse crônico e o antecipada (a ansiedade) e como tirar partido deles, a importância do sono e do exercício físico para a saúde mental, e as contribuições da educação continuada, da responsabilidade, do senso de propósito e das relações sociais para o bem-estar.

,