Notícias

A radiação cósmica de fundo: o que as micro-ondas nos dizem sobre a origem do Universo

Data da Palestra: 13/11/2018
Palestrante: Profª Drª Betti Hartmann
Instituição: IFSC/USP
Palestra nr: 129

A radiação cósmica de fundo é uma relíquia do início do universo, muito quente e densa, e que foi criada cerca de 380.000 anos após a grande explosão (Big- Bang) que deu origem ao nosso Universo.

Devido à expansão do Universo, esta radiação resfriou e hoje tem uma temperatura de apenas -270,43 ° C e pode ser observada como uma radiação de micro-ondas, quase completamente uniforme, em todo o céu.

As espaçonaves COBE, WMAP e Planck provaram que devem haver pequenas variações nessa radiação, de cerca de 0,001%, que nos dão ideias sobre a origem e a evolução do Universo primordial e confirmam a suposição de que vivemos em um Universo que sofreu uma expansão muito rápida logo após o Big-Bang.

Os dados destas espaçonaves nos fornecem, portanto, uma “fotografia” de nosso universo, muito jovem ainda.

Venha conferir se você “saiu na foto”!

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP