Data da Palestra: 19/08/2014
Palestrante: Prof. Dr. Oscar E. Piro
Instituição: Universidade Nacional de La Plata - Argentina

Recentemente, celebraram-se dois acontecimentos científicos fundamentais e relacionados entre si. O primeiro, foi o centenário do descobrimento do fenômeno de difração de Raios – X por cristais, realizado em 1912 por Walter Friedrich, Paul Knipping e Max von Laue. A instrumentação e interpretação deste fenômeno pelo trabalho pioneiro de William Henry Bragg e seu filho, William Lawrence Bragg, iniciaram o desenvolvimento daqueles que hoje são os poderosos métodos de análise estrutural de moléculas. Tais métodos, por difração de Raios – X, mostraram-se cruciais para o segundo acontecimento, que foi comemorado em 2012 – o cinquentenário do Prêmio Nobel em Fisiologia ou Medicina, outorgado a Francis Crick, James Watson e Maurice Wilkins, por seus trabalhos divulgados em 1953 sobre a estrutura molecular do ácido desoxirribonucleico (DNA), a substância da hereditariedade, um achado fundamental para o entendimento do fenômeno natural mais extraordinário – a Vida.

Passados que são sessenta e um anos sobre a efetivação daqueles trabalhos, faremos nesta palestra uma descrição sucinta dos eventos que desembocaram em um dos descobrimentos científicos mais importantes do Século XX.

“No campo das observações, a sorte favorece apenas a mente preparada” – Louis Pasteur.

Prof. Dr. Oscar E. Piro

O Prof. Oscar Piro integra o corpo docente do Departamento de Física, da Facultad de Ciências Exactas, da Universidad Nacional de La Plata (UNLP), Argentina. Possui licenciatura e doutorado em física por aquela universidade, onde atua nas áreas de Física do Estado Sólido; Cristalografia Estrutural por Difração de Raios-X; Estrutura Cristalina, Molecular e Supramolecular; Eletrônica; Vibracional e Comportamento Magnético; e Propriedades Ópticas de Sólidos. Este docente argentino foi o palestrante convidado em mais uma edição do programa ?Ciência às 19 Horas?, que decorreu no final da tarde do dia 19 de agosto último, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC-USP), um evento integrado nas comemorações do 20º Aniversário do Instituto de Física de São Carlos e nas celebrações do Ano Internacional da Cristalografia, uma apresentação subordinada ao tema ?Uma breve história do DNA, a molécula da vida?.

Cristalógrafo de pequenas moléculas, que incluem materiais orgânicos e supramoleculares, Oscar Piro manteve, nos últimos 30 anos, uma colaboração muito forte com o Grupo de Cristalografia do IFSC-USP, especialmente com o Prof. Eduardo Castellano, no que concerne a estudos para remoção da contaminação das águas, entre outros novos projetos mais impactantes, que envolvem a física de estado sólido e problemas de desenvolvimento de metodologias teóricas. Contudo, em sua palestra, o pesquisador argentino fez uma abordagem sobre o início da biologia molecular, especialmente a forma como foram desenvolvidas as ideias e como se determinou a estrutura de uma molécula tão importante, como é a do DNA.

,