7 de maio de 2019

Prof. Marcelo Urbano Ferreira explica porque a malária volta a assustar o Brasil

O Programa Ciência ás 19 horas, promovido e realizado pelo Instituto de Física de São Carlos – IFSC/USP, apresentou no dia 24 de abril a palestra subordinada ao tema A malária volta assustar o Brasil, com o Prof. Marcelo Urbano Ferreira, do Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biomédicas ICB/USP.

O palestrante dissertou sobre a relação entre a Amazônia e a USP, abordando a tradicional cooperação técnica com o Ministério da Saúde e suas Secretarias Estaduais e Municipais, referente ao controle da doença.

Esta explanação teve como objetivo expor os recentes resultados de pesquisa de campo na busca de fatores que contribuam para tomada de medidas para melhorar o controle de sua transmissão.

Ferreira também descreveu o constante progresso da malária na última década e enfatizou o aumento expressivo do número de casos na Amazônia, tendo exaltado 129 mil casos no País, somente em 2016, o menor número em 37 anos. No entanto, em 2017, o índice chegou a mais de 193 mil casos notificados, um aumento de quase 50% em relação ao ano anterior, sendo que a situação atual pouco melhorou.

Para a Assessoria de Comunicação do IFSC/USP, o palestrante sintetizou sua palestra.

Clique na imagem abaixo para assistir.