18 de junho de 2018

Guilherme Gomes fala sobre a visão infravermelha na natureza, na medicina e na cena criminal

A termografia é uma técnica que detecta, registra, processa e analisa a temperatura superficial corpórea ou de qualquer objeto, por meio da radiação eletromagnética no comprimento de onda do infravermelho, irradiado por qualquer superfície de um material que esteja acima de 0 K.

Por ser uma técnica inócua, não invasiva, indolor, não radioativa, rápida e que registra de forma objetiva a distribuição térmica da microcirculação da derme e das superfícies corpóreas em tempo real, pode ser usada com objetivos diversos, em vários estudos biológicos, principalmente na fisiologia e medicina.

Ela permite ver o mundo de uma forma diferente, descrever processos nunca antes observados e obter informações e observar disfunções que podem ajudar a prevenir a evolução de patologias, e até auxiliar na elucidação de crimes.

Em entrevista realizada antes de sua palestra no Programa “Ciência às 19 Horas”, ocorrida no dia 13 de junho de 2018, Guilherme Gomes (PhD) abordou o tema, de forma resumida.

Clique na imagem acima para assistir a entrevista.

(Rui Sintra – jornalista)