A radiação cósmica de fundo: o que as micro-ondas nos dizem sobre a origem do Universo

Data da Palestra: 13/11/2018
Palestrante: Profª Drª Betti Hartmann
Instituição: IFSC/USP

A radiação cósmica de fundo é uma relíquia do início do universo, muito quente e densa, e que foi criada cerca de 380.000 anos após a grande explosão (Big- Bang) que deu origem ao nosso Universo.

Devido à expansão do Universo, esta radiação resfriou e hoje tem uma temperatura de apenas -270,43 ° C e pode ser observada como uma radiação de micro-ondas, quase completamente uniforme, em todo o céu.

As espaçonaves COBE, WMAP e Planck provaram que devem haver pequenas variações nessa radiação, de cerca de 0,001%, que nos dão ideias sobre a origem e a evolução do Universo primordial e confirmam a suposição de que vivemos em um Universo que sofreu uma expansão muito rápida logo após o Big-Bang.

Os dados destas espaçonaves nos fornecem, portanto, uma “fotografia” de nosso universo, muito jovem ainda.

Venha conferir se você “saiu na foto”!

A radiação cósmica de fundo: o que as micro-ondas nos dizem

A radiação cósmica de fundo: o que as micro-ondas nos dizem