A malária volta a assustar o Brasil

Data da Palestra: 24/04/2019
Palestrante: Prof. Marcelo Urbano Ferreira
Instituição: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/USP)

Depois de quase uma década de constante progresso no controle da malária, o Brasil volta a registrar aumento expressivo do número de casos na Amazônia. Em 2016, foram notificados somente 129.000 casos  no País, o menor número em 37 anos. Entretanto, chegamos ao final de 2017 com mais de 193.000 casos notificados, um aumento de quase 50% em relação ao ano anterior. Os números provisórios de 2018 tampouco dão margem a otimismo.

Por que essa realidade da Amazônia distante diz respeito à USP?

Temos uma longa tradição de cooperação técnica, com o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais de saúde, no controle da malária. Cabe-nos, portanto, ajudar a reverter essa tendência.

Esta palestra resume resultados recentes de pesquisa de campo, em busca de fatores que contribuem para manter a transmissão da malária na Amazônia e de medidas para seu melhor controle.

A Malaria volta a assustar o Brasil

A Malaria volta a assustar o Brasil