19 de março de 2018

O dia 28 de novembro de 2017 ficou marcado pela última edição de 2017 do programa Ciência às 19 Horas, com uma programação mais alinhada com conceitos culturais. Dessa forma, o Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas recebeu o Recital-Palestra: Divertimentos – Descobertas: Estudos Criativos para o Desenvolvimento Musical, com as participações de Heloisa Fernandes (piano) e Toninho Carrasqueira (Flauta), um evento que incluiu o lançamento do livro com o mesmo título do evento, obra recentemente publicada pela EDUSP.

Esses dois artistas, consagrados internacionalmente, compartilharam com o público sua sensibilidade e técnica refinadas, apresentando um repertório de composições onde tradição e modernidade dialogam e abrem espaço para a criação espontânea, a improvisação e a inspiração do momento, propostas no livro. O livro, da autoria de Toninho Carrasqueira, é o resultadfo de uma vida inteira dedicada à música e à docência, refletindo um novo olhar que amplia os horizontes dos estudantes de música. Aprender melhor, de forma lúdica, criando estudos próprios e exercícios específicos para que o músico se sinta impelido de compor melhor suas npróprias obras, são alguns dos temas abordados na publicação, que apela a um novo olhar, a novas formas de criatividade, tudo focado para um melhor entendimento das estruturas da linguagem musical, num espaço dedicado à música brasileira que ainda sofre com algum tipo de preconceito.

Clique na imagem abaixo para assistir à curta entrevista feita pela Assessoria de Comunicação do IFSC/USP aos dois artistas.

(Rui Sintra – jornalista)