14 de agosto de 2018

No IFSC/USP: Profª Alicia Kowaltowski (IQ/USP) explica o que é o Metabolismo

Após o tradicional período de férias, o Instituto de Física de São Carlos (USP) retomou no dia 09 de agosto, pelas 19 horas, no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas”, o programa Ciência às 19 Horas, com a participação da Profª Drª Alicia Kowaltowski (IQ/USP), que dissertou sobre o tema O que é Metabolismo? Como nossos corpos transformam o que comemos no que somos.

O metabolismo é o conjunto de transformações e reações químicas através das quais se realizam os processos de síntese degradação (ou decomposição) das células. Este fenômeno está relacionado com três funções que são vitais e que ocorrem no corpo humano:

nutrição (inclusão de elementos essenciais no organismo);

respiração (oxidação desses elementos essenciais para produção de energia química);

– e síntese de moléculas estruturais (utilizando a energia produzida).

Havendo influência de diversos fatores no metabolismo, como, por exemplo, genética, idade, sexo, altura, peso e prática de atividade física, entre outros, o gasto de mais ou menos energia depende desses fatores. Por isso, algumas pessoas são magras e, mesmo comendo de tudo, não engordam, enquanto outras enfrentam grandes dificuldades para conseguirem emagrecer.

Assim, em conversa informal mantida com a Assessoria de Comunicação do IFSC/USP antes mesmo de sua palestra, Alícia Kowaltowski abordou o tema, de forma sucinta.

Clique na imagem abaixo para assistir à entrevista.

(Rui Sintra – jornalista)