Data da Palestra: 25/03/2008
Palestrante: Prof. Dr. Eduardo Castellano
Instituição: Grupo de Cristalografia do IFSC/USP

As aeronaves são sistemas de altíssima complexidade cujo projeto, estrutura, operação, etc. dependem dos mais variados ramos da Física. A interface Física-Aeronáutica se apresenta, portanto, como um tema de grande interesse.

Discutiremos brevemente os princípios de sustentação, bem como princípios de estabilidade e controle. Além de descrever aviões clássicos mostraremos também algumas outras engenhosas curiosidades voadoras.

Descreveremos instrumentos de controle e navegação (incluindo a importância do transponder no trafego aeronáutico), com menção ao uso de técnicas tais como nanotecnologia e relógios atômicos (GPS) na instrumentação moderna.

E tentaremos, finalmente, responder as frequentes perguntas que se formulam sobre diversos aspectos do tema, muitas das quais reincidentemente colocadas por alunos, colegas e amigos, motivaram a preparação desta apresentação